Notícia em Destaque
Elaboramos planos de conservação e recuperação da natureza, serviço essencial para proteger e restaurar ecossistemas, espécies ameaçadas e a biodiversidade de uma região. Estes planos são fundamentais para promover práticas que garantam a sustentabilidade ambiental e a resiliência dos ecossistemas, além de contribuir para a mitigação das mudanças climáticas e o uso responsável dos recursos naturais.
A área da conservação é regulamenta em Portugal pelo Decreto-Lei n.º 140/99, de 24 de Abril e mais recentemente pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 55/2018, de 7 de maio - Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030
Promoção do desenvolvimento sustentável ao nível local, incentivando a participação da comunidade na gestão ambiental e no planeamento do desenvolvimento social e econômico. Os serviços de consultoria para a Agenda 21 Local envolvem uma série de atividades que ajudam municípios, organizações e comunidades a implementar essa agenda de forma eficaz.
A Agenda 21 Local é uma estratégia de desenvolvimento sustentável adotada em nível local e municipal, inspirada nos princípios da Agenda 21, documento elaborado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992, também conhecida como a "Cúpula da Terra" ou "Rio-92". A Agenda 21 foi criada como um plano de ação global para promover o desenvolvimento sustentável em diversos níveis – global, nacional e local –, abordando temas como a conservação ambiental, inclusão social e desenvolvimento econômico.
Assessorar as empresas, governos e organizações a cumprir os requisitos estabelecidos pela legislação sobre conservação e restauração ambiental. A proposta da Lei de Restauro da Natureza, que vem sendo discutida na União Europeia e em outros países, visa a recuperação de ecossistemas degradados e a preservação da biodiversidade.
O Regulamento de Restauro da Natureza, Regulamento (UE) 2024/1991 , é um conjunto de normas e diretrizes que visam a recuperação de ecossistemas degradados, a conservação da biodiversidade e a promoção de práticas sustentáveis para assegurar o equilíbrio ambiental.
Avaliamos e fazemos o diagnóstico das condições de uma área urbana, com foco em diversos aspectos que influenciam a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável da cidade. Esta auditoria abrange infraestrutura, mobilidade, segurança, meio ambiente, acessibilidade, entre outros, e tem como objetivo fornecer informações detalhadas para apoiar decisões estratégicas de planeamento e gestão urbana.
Criação de documentos que detalhem o desempenho ambiental, social e de gestão de uma empresa.
O relatório de sustentabilidade é um documento que apresenta o desempenho de uma organização em relação aos aspetos ambientais, sociais e de governação (ESG - Environmental, Social, and Governance), com o objetivo de promover transparência e prestar contas aos stakeholders, como investidores, clientes, funcionários, e à sociedade em geral.
O Conselho Europeu aprovou a 14 de dezembro de 2022 a Corporate Sustainability Reporting Directive – CSRD (Diretiva (UE) 2022/2464), um diploma que prevê a obrigatoriedade das empresas comunicarem informações pormenorizadas sobre questões de sustentabilidade.
Outras referências: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS
Na Colmus, estamos sempre disponíveis para o apoiar. Caso tenha alguma questão, sugestão ou necessite de mais informações sobre os nossos serviços, por favor preencha o formulário abaixo. Entraremos em contacto consigo com a maior brevidade possível.